Presidência e auxílio na Celebração Litúrgica e Paramentos Litúrgicos

 

Presidência e auxílio na Celebração Litúrgica e Paramentos Litúrgicos

AULA 1 - PARAMENTOS DIACONAIS
(Restrita para a Formação Diaconal)

"Paramentos" são as vestes usadas na liturgia. São sempre da cor litúrgica do dia vigente ou de acordo com a cor litúrgica da ocasião vigente.

Estola Diaconal: Consiste em uma faixa de pano usada sobre a alva/túnica e está para representar a posição de serviço do diácono.


Dalmática: Usada por cima alva/túnica e da estola diaconal, sempre em ocasiões mais solenes e preferível às missas dominicais.


AULA 2 - FUNÇÕES DO DIÁCONO NA SANTA MISSA
(Restrita para a Formação Diaconal)

A Santa Missa é o momento em que nós católicos praticamos a nossa fé. Os diáconos são clérigos de extrema importância na Santa Missa, pois estes são responsáveis pela divulgação da palavra do Evangelho. Vale deixar claro que o Evangelho é proclamado após a realização das leituras do dia (Leituras e Salmo Responsorial).

Para divulgar esta santíssima palavra do Evangelho, o diácono deve seguir alguns trâmites durante a missa. São estas:

O diácono deve se levantar no local em que estava sentado, ir diante do celebrante da missa, ajoelhar-se (sentar ou :sit) e pedir a benção para proclamar o evangelho.

"Dai-me sua benção para divulgar a sagrada leitura".

Após o celebrante da Missa conceder a benção, o diácono deve se conduzir ao ambão para realizar a leitura.

IMPORTANTE: se a missa não for dominical ou não for uma solenidade, o diácono dirige-se até o ambão e lê o Evangelho do lecionário. Caso a missa seja solenidade ou dominical, o diácono depois de pedir a benção ao celebrante, dirige-se ao altar, pega o evangeliário e o ergue. Ao chegar no ambão, ele depõe o evangeliário para realizar a leitura.

SEM O EVANGELIÁRIO

Na procissão de entrada, o diácono vai ao lado do sacerdote. 
Chegando ao presbitéro, faz-se a vênia diante do altar.
*Vênia*

Após subir o presbitério, beija o altar.
*Beijo o Santo altar*
Se houver turíbulo, o diácono apresenta a naveta ao sacerdote, juntamente com o acólito.
*Apresento naveta aberta.*

Logo após, recebendo o turíbulo do acólito, entrega-o ao sacerdote, acompanhando-o na incensação do altar. 
*Recebo o turíbulo.*
*Entrego-o ao celebrante.*

Ao final, devolve o turíbulo ao acólito e toma o seu lugar.
Se não houver turíbulo, toma o seu lugar logo após o beijo no altar.

COM O EVANGELIÁRIO

Em missas solenes, um diácono entrará portando o Evangeliário e o depositará no altar. 
Estando em sua devida posição na procissão de entrada, ao iniciar a caminhada até o presbitério, o diácono usará a ação: *Ergo evangeliário*
Ou ainda: 
*Ergo evangeliário à vista de todos* 
 
Após subir o presbitério, sem fazer a vênia, depõe-se o evangeliário: 
*Deponho evangeliário sobre o altar*

Beija-se o altar:*Beijo o Santo altar*
Se houver turíbulo, o diácono apresenta a naveta ao sacerdote, juntamente com o acólito.
*Apresento naveta aberta.*

Logo após, recebendo o turíbulo do acólito, entrega-o ao sacerdote, acompanhando-o na incensação do altar. 
*Recebo o turíbulo.*
*Entrego-o ao celebrante.*

Ao final, devolve o turíbulo ao acólito e toma o seu lugar.
Se não houver turíbulo, toma o seu lugar logo após o beijo no altar.

PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO

SEM O EVANGELIÁRIO

O diácono inclina-se profundamente diante do sacerdote e pede a benção para proclamar o evangelho.
Dai-me vossa bênção.

Após o celebrante conceder a benção, o diácono se encaminha ao ambão para realizar a leitura.

No ambão, o diácono diz:
O Senhor esteja convosco!
Todos: Ele está no meio de nós.
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo N.
Todos: Glória a vós, Senhor!
Se houver turíbulo, o diácono incensa o lecionário e logo após prossegue com a leitura.

Ao fim do evangelho o diácono diz:
Palavra da Salvação.
Todos: Glória a vós, Senhor!
 
O diácono beija o lecionário e volta ao seu lugar.
*Beijo lecionário*

COM O EVANGELIÁRIO

O diácono inclina-se profundamente diante do sacerdote e pede a benção para proclamar o evangelho:
Dai-me vossa bênção.
 
Depois de concedida a bênção, o diácono encaminha-se ao altar, pega o evangeliário e o ergue. 
*Pego evangeliário e ergo-o*
E dirige-se até o ambão. 

O diácono depõe o evangeliário no ambão para realizar a leitura.
*Deponho evangeliário no ambão*
 
O diácono diz:
O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós.
 
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo N.
Todos: Glória a vós, Senhor!
Se houver turíbulo, o diácono incensa o evangeliário e logo após prossegue com a leitura.

Ao fim do evangelho o diácono diz:
Palavra da Salvação
Todos: Glória a vós, Senhor!
 
O diácono pega o evangeliário, ergue-o, leva-o até o celebrante, se este for Bispo, e entrega-o:
*Pego evangeliário e ergo-o*  
*Entrego ao celebrante*
 
O Bispo, dá a bênção ao povo com o Evangeliário depois devolve ao diácono.

O diácono pega o evangeliário novamente e o depõe no ambão.
*Recebo evangeliário*  
*Deponho-o no ambão*

Se o celebrante não for Bispo, o próprio diácono beija o evangeliário.
*Beijo evangeliário*
E volta ao seu lugar.

OFERTÓRIO

Além de divulgar a palavra do Evangelho, pode ser que o celebrante designe ao diácono a tarefa de preparar o altar para o ofertório do Corpo e Sangue de Cristo. Isto é feito da seguinte forma:

Abro o corporal, e estendo-o*
Coloco o cálice ao lado direito do corporal.*
Pego o sanguíneo, e coloco ao lado direito do corporal.*
Pego a patena, e coloco-a sobre o corporal.*
Pego galhetas, e coloco vinho e um pingo d'água no cálice.*
Coloco o cálice sobre o corporal.*
Pego os cibórios, e coloco-os sobre o corporal.*
Abro o missal romano.*
Vênia.*

(Neste momento o celebrante se aproxima do altar, para as orações de oferecimento)

Enquanto o celebrante está fazendo as orações de oferecimento, o diácono ou o cerimoniário (caso tiver), deve pegar o lavabo para lavar as mãos do sacerdote.


Quando o celebrante acabar as orações, virar-se, e aproximar-se, o diácono ou o cerimoniário, diz:

Apresento o lavabo.*

(O celebrante purifica as mãos)

Entrego o manustérgio.*

(O celebrante seca as mãos, e junto fazem reverência)

Vênia.*

(Cada atitude feita deve ser acompanhada da figura * junto á frase que quer repassar o sentido de ação)

DOXOLOGIA

Outra função importante do diácono na Santa Missa, é a elevação do cálice na doxologia final da Oração Eucarística. Para a melhor compreensão, doxologia final é a frase que o celebrante recita ou entoa ao fim de cada Oração Eucarística:

"Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós Deus Pai Todo-Poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, agora e para sempre."

Antes que o celebrante da sagrada eucaristia inicie esta frase, o diácono deve tomar o lugar de um dos concelebrantes principais da missa, que são aqueles que ficam mais perto do celebrante no altar. Após tomar o lugar de um deles, o cálice será entregue pelo celebrante ao diácono, que deve mantê-lo elevado até o fim da recitação ou do canto do "Amém.", que é a forma como respondemos a doxologia. Assim, que abaixar, o Diácono deve retornar ao lugar em que se encontrava antes.

PURIFICAÇÃO

Ao fim da comunhão, quando todos já tiverem comungado e estiverem sentados, o diácono deve arrumar o altar e limpar os objetos litúrgicos. Isto é feito da seguinte forma:

Pego o cálice.*

(Neste momento o diácono leva o cálice até o celebrante)

Entrego-o ao celebrante.*

(O celebrante comunga do sangue de Cristo, e devolve)

Pego-o.*

(Neste momento o diácono se aproxima do altar para a purificação)

Pego galheta, e purifico o cálice.*
Seco-o com o sanguíneo, e coloco-o ao lado direito.*
Purifico os cibórios, enxugo-os com o sanguíneo, e coloco-os na credência.*
Pego o sanguíneo, e coloco-o sobre o cálice, junto a patena e a pala.*
Dobro o corporal, e coloco-o sobre o cálice.*
Coloco o cálice na credência.*
Vênia.*

AULA 3 - PARAMENTOS SACERDOTAIS
(Restrita para a Formação Sacerdotal)

Os paramentos sacerdotais são as vestes litúrgicas comuns a todos os sacerdotes (presbíteros e epíscopos). É sempre da cor litúrgica do dia vigente ou de acordo com a cor litúrgica da ocasião vigente.

Estola Sacerdotal: Simboliza o poder e da autoridade sacerdotal, sinal por excelência da dignidade sacerdotal. Como é usada sobre o pescoço, assemelha-se a um jugo, o suave jugo de nosso Senhor, ou seja, as obrigações do estado sacerdotal. A estola também simboliza as ovelhas que o Bom Pastor carrega sobre os ombros.
É utilizada por cima da alva/túnica ou da sobrepeliz (dependendo da celebração).


Casula: Sinal do amor sem limites com o qual Cristo se entregou por toda humanidade e “que une a todos na perfeição". Trata-se de uma espécie de manto que recobre a túnica e a estola. Ao menos o presbítero que preside a celebração Eucarística, venha a paramentar-se com a casula. Não é permitido que o celebrante principal celebre apenas de túnica e estola, se um dos concelebrantes está de casula.


AULA 4 - CONFISSÃO
(Restrita para a Formação Sacerdotal)

O sacramento da confissão é uma prática eclesial de extrema importância aos padres. Sua importância dá-se pelo fato de sacerdote ser o principal canal de comunicação e de remissão dos pecados de nós com as leis de Deus.

Este sacramento deve ser realizado em um confessionário, com o fiel ajoelhado diante do padre confessor. O padre deve estar de estola roxa.

Segue-se abaixo o rito da confissão:

Para realizar o sacramento da confissão, o sacerdote deve estar com batina, sobrepeliz e estola de cor roxa. Inicia ao tempo daquele que confessará, dizendo:
- Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. +
O penitente e o confessor deverão sussurrar, para que a conversa não seja vista por todos que estiverem no quarto. É de suma importância ressaltar, tanto ao confessor quanto ao penitente, que os pecados reais não podem ser ditos a ninguém do clero. Devem falar sobre seus pecados no jogo, a exemplo: Deixei de doar mobi a quem precisava e etc.
Desde que o penitente sinta-se confortável em terminar este sacramento, o sacerdote deve aconselhá-lo sobre seus pecados, indicando meios que o penitente deve buscar para a reconstrução de sua alma em Cristo. Todavia, é preciso que tenhamos o discernimento de que, no habblet, não somos sacerdotes de verdade. Portanto, ao fim do aconselhamento, o sacerdote deve orientar ao penitente a procurar um padre em sua vida real, para que o sacramento seja válido.
E então fala abertamente: "Vá em paz e não volteis a pecar!"

AULA 5 - A SANTA MISSA
(Restrita para a Formação Sacerdotal)

*Recomenda-se que o formador dê esta aula usando uma igreja para praticar o rito da Santa Missa, apresentando o site do missal romano ao Diácono.

A santa missa é um grande e preciosa joia na santa igreja, por isto ela é composta de um conjunto de ações e momentos, tornando-a complexa e digna.

Somente aqueles acima de diáconos,podem celebrar a santa missa.

As Partes da Santa Missa

• Ritos Iniciais
• Liturgia da Palavra
• Profissão de Fé (em solenidades)
• Preces dos Fieis
• Liturgia Eucarística
• Prefácios
• Orações Eucarísticas
• Rito da Comunhão
• Ritos Finais

(Leia as partes da santa missa mais detalhadamente abaixo)

Subida ao altar - O Sacerdote em procissão dirige-se ao presbitério á qual saudá-o com uma breve reverencia, simbolizando sua submissão á igreja esposa de Cristo.

Beijo ao altar - O Beijo do Altar o sacerdote junto a seus concelebrantes beijam ao altar em sinal de obediência á Cristo que será repartido naquele altar.

Incensação ao santo altar - O ato de incensar o santo altar quer lembrar á purificação que trás o agradável odor do incenso. A incensação só é feita em missas solenes.

Ato de penitência - O Ato penitencial é o momento em que de coração sincero reconhecemos ser fracos e pecadores. E com tal ato reconciliamos nosso coração junto ao pai,para lhes render graças.

Hino de louvor - O Glória o canto do gloria é uma oração que deve ser entoada nas solenidades e missas dominicais após o perdão (Ato penitencial) bendize ao senhor por seus favores e seu imenso amor.

Oração colecta - Oração do dia é a oração coletiva de todos, que eleva á Deus as preces e pedidos da comunidade presente.

Leituras - As leituras vão á cada dia diferentes seguindo um livro próprio (lecionário) segue-se três leituras I Leitura, Salmo e Evangelho podendo em solenidades haver uma segunda leitura.

Aclamação ao evangelho - 
A aclamação ao evangelho, toda comunidade acolhe á boa nova do senhor aclamando com alguma antifona ou cântico todos de pé, o celebrante proclama á sagrada leitura.

Evangelho - O Evangelho, é o máximo momento da liturgia da palavra, assim todos atentos ouvem á boa nova.

Incensação do santo evangelho - Ao incensar o sagrado livro á qual será proclamada á boa nova, quer novamente purifica-lo e elevar á importância da palavra á ser proclamada. A incensação do evangelho só é feita em missas solenes.

Homilia - A homilia é o momento em que o presidente da missa leva á comunidade presente a refletir as leituras lidas por meio de suas próprias palavras com base em meios cristãos. A homilia é obrigada ao menos para todas missas dominicais. Para um melhor aprendizado em homilia, o formador deve dar dicas de homilética. O seminarista deve procurar o Orientador de Homilética do Seminário para um melhor aprofundamento no assunto.

Profissão de fé - Credo: é a oração á qual se professa e oficializa á fé, é uma confirmação do povo de Deus, dá fé que conserva.

Oração universal - Preces dos Fiéis: momento em que os fieis junto á igreja universal elevam á Deus algumas preces e intenções coletivas.

Apresentação das oblatas - Ofertório momento pelo qual á assembleia oferta os dons á serem consagrados. A qual o sacerdote deve recebe-los e eleva-los aos céus, á qual serão consagrados futuramente, o pão e o vinho.

Incensação das oblatas e do altar - A incensação das santas oblatas quer purifica-las á fim de que tais oferendas sejam dignamente apresentadas ao que se virá á se tornar. A incensação só é feita em missas solenes.

Incensação do celebrante e concelebrantes - Aqueles que celebram são incensados á fim de que sejam purificados para, mais puros poderem fazer o sagrado ato. A incensação dos celebrantes e concelebrantes só é feita em missas solenes.

Incensação da assembleia - A assembleia como povo de Deus, também é incensada para dignamente poderem acompanhar e render graças. A incensação da assembleia só é feita em missas solenes.

Oração sobre as oferendas - A oração sobre os dons, o momento pelo qual junto-se á assembleia ao sacerdote, por meio da oração eleva os dons e preces apresentadas á Deus.

Prefácio - O prefácio: oração de cada dia designa missa, havendo o prefácio fixo á todas as celebrações que se encontra no missal romano, podendo-se haver prefácios para todas as missas um próprio.

Santo - Santo oração ou cântico pela qual se bendize á Deus junto também á Cristo, transmitindo sua majestade e poder.

Oração Eucarística -  Oração pela qual transforma o pão e o vinho em corpo e sangue, dispondo-se de XI no missal romano á disposição para o celebrante escolher uma.

Doxologia - A doxologia  é o momento pela qual se apresenta elevando o sagrado corpo e sangue e lembrando que tudo oque Cristo fez foi por amor e obediência.

Rito da santa comunhão - Rito da comunhão momento a partir da oração do pai nosso, conserva-se um momento mais intenso para a preparação para á comunhão, não pode nem deve ser modificado em momento algum.

(Momentos que se fixam dentro do rito da comunhão)

• Pai Nosso
• Oração da Paz
• Saudação da Paz
• Cordeiro de Deus

Comunhão - A comunhão momento da partilha do precioso dom o corpo e o sangue de Cristo, qual deve ser entregue perpetuamente na boca, á quem esteja dignamente preparado para receber.

Oração depois da comunhão - A oração pós-comunhão oração coletiva á fim de elevar á Deus as graças por ter permitido tal graça da comunhão.

Avisos e lembretes - Os avisos da comunidade, momento pelo qual se é dado algum aviso previsto pela comunidade paroquial.

Benção final - A benção final é a benção, que após todo o ritual sagrado todos foram fortalecidos na fé, o sacerdote em pessoa de Cristo concede á benção como esta nas rubricas do missal romano.

Despedida e envio - Despedida, é um incentivo para aqueles cristãos que participaram bem da missa saem em envio á missão e firmes em Cristo e na fé.